Desratização
Desratização
A desratização é o processo de controle de roedores que visa questões de saúde pública, segurança alimentar e preservação de estruturas, utiliza-se de metodologias eficientes como pontos permanentes de envenenamento abastecido com produtos em iscas granuladas, bloco parafinado, grãos envenenados e iscas frescas.
Os ratos pertencem a maior família de mamíferos existente na atualidade, dividem-se em 650 espécies, classificadas em 140 gêneros e cerca de 6 subfamílias. Possuem características muito semelhantes as do homem principalmente em relação ao sistema imunológico o que os torna melhor escolha para uso em laboratório.
Primeiro passo para manter o controle da situação e é necessário o técnico especializado no procedimento identificar os principais focos de infestação, devem inspecionam toda a área, utilizando ferramentas e técnicas especificas.
Após identificar o tipo de roedor e a área infestada, é hora dos os especialistas em desratização determinarem qual será a o melhor produto para controlar a infestação. Leva-se em consideração que existem diversos tipos de roedores, bem como, várias técnicas de desratização para combater com eficiência cada raça de ratos.
Como evitar
- Evitar deixar comida na pia e lixeiras dentro de casa;
- Evitar acúmulo de entulhos e lixos;
- Manter terreno baldios sem alimentos e lixos;
- Não esquecer ração exposta no ambiente;
- Evitar objetos sem uso por muito tempo local;
- Não deixar frestas em portas e janelas;